Home   Educação Infantil

Educação Infantil

Nossa proposta educacional:

A ESCOLA MATERNAL E INFANTIL TIQUINHO pretende formar pessoas capazes de pensar e agir como seres históricos que tenham consciência de sua importância no processo de transformação de si mesmos e do mundo, ou seja, cidadãos curiosos, criativos, críticos, afetivos, autoconfiantes, sociáveis, responsáveis, autônomos e éticos.

Sendo assim, apresenta uma proposta pedagógica inovadora, voltada para o desenvolvimento global da criança e da sociedade. Nosso objetivo é proporcionar às nossas crianças um crescente desenvolvimento que abranja questões de aprendizagem bem como valores necessários a um convívio social sadio.

Acreditamos numa educação que compartilhe responsabilidades com a família. Nesse contexto escola-aluno-família, cabe a todos os participantes trabalharem em prol daquilo que chamamos Educação. Valorizamos o papel do professor como mediador e favorecedor do acesso ao conhecimento como instrumento da prática educativa.

Cabe também à escola ampliar os conhecimentos que a criança traz de forma autônoma e criativa, dando a ela a oportunidade de desenvolver seu espírito critico e inovador.

Lançar desafios, romper velhos paradigmas não é uma tarefa fácil, porém, nós acreditamos que uma equipe voltada para as novas tecnologias de trabalho aliadas ao desafio de não perder de vista a formação ética e o pensamento crítico, contribuirá de forma significativa para que alcancemos nossos objetivos principais.

 

Nossos projetos – Educação Infantil

PROJETO MEIO AMBIENTE

Preocupados com a preservação do meio ambiente, procuramos viabilizar nosso quadro curricular com aulas não apenas teóricas, mas também aulas práticas de educação ambiental.

Nossa escola dispõe de um espaço (sede campestre), que favorece estas aulas uma vez por mês, no período das quatro horas.

Entendemos que é na infância que se desenvolvem hábitos saudáveis e se estabelece padrões de comportamentos baseados em valores morais e sociais.

PROJETO RESGATANDO VALORES

Em face do grande desafio que é educar, estamos sempre preocupados com a melhor maneira de fazê-lo. No cotidiano escolar, ainda encontramos uma educação que tem dado muita ênfase ao desenvolvimento dos conhecimentos intelectuais e de algumas habilidades físicas, deixando de se preocupar em despertar boas qualidades humanas existentes no ser.

Pensando nisso, elaboramos o projeto resgatando valores, que visa a valorização do ser humano, resgatando a importância de qualidades que nos distinguem como seres humanos e que são inerentes ao homem, como: verdade, paz, amor, respeito, etc.

O projeto visa conscientizar a todos que para uma pátria melhor não devemos cuidar somente das plantas e do ambiente, mas sim, daqueles que vivem nele, tratando as pessoas de maneira educada e polida.

 PROJETO DE INCENTIVO A LEITURA

Ouvir e contar histórias é essencial para o desenvolvimento da criança. Através dos contos, das narrações, a criança navega em um mundo cheio de fadas, lobos e outros personagens que permeiam a sua imaginação.

Despertar o prazer de ler deve ser desde cedo uma prática dos pais e das professoras da escola Tiquinho.

PROJETO DE MUSICALIZAÇÃO

  A música é sempre presente no nosso dia- a-dia. Ela faz parte da rotina referenciando as atividades e embalando as atividades corporais, permitindo uma maior amplitude de movimento.

Por seu poder criador e libertador, a música torna-se um poderoso recurso educativo a ser utilizado na Pré-Escola. É preciso que a criança seja habituada a expressar-se musicalmente desde os primeiros anos de sua vida, para que a música venha a se constituir numa faculdade permanente de seu ser.

Assim, na Educação Infantil a musica deve induzir ações, comportamentos motores e gestuais (ritmos marcados caminhando, batidos com as mãos, e até mesmo falados), inseparáveis da educação perceptiva propriamente dita.

AULA DE RITMO

SegundoLê Bouche (1969), “a psicomotricidade se dá através de ações educativas, de movimentos espontâneos e atividades corporais da criança, proporcionando-lhe uma imagem do corpo contribuindo para a formação de sua personalidade.”

Assim, com este projeto, desenvolvemos o trabalho de psicomotricidade de forma lúdica e divertida, desenvolvendo em nossos alunos habilidades motoras, lateralidade, organização no tempo e no espaço.

Nossas comemorações

 

Aniversários

Nosso objetivo maior é a socialização, portanto os aniversários podem ser comemorados na escola, mas somente com a participação  dos colegas e da professora da sala.

Teatros

A partir da Pré-escola as crianças começam a apresentar peças de teatro. O teatro na Educação Infantil é muito importante. Através dele, as crianças aprendem a se relacionarem com as pessoas, perdem a timidez.

Os professores utilizam este método para ajudar as crianças a se comunicarem e se expressarem. Elas adoram brincar de teatro, pois imaginam, fazem seus próprios mundos naqueles momentos, elas se divertem muito.
O teatro também ajuda na cooperação e na socialização, as crianças brincam com todos da sala, sem discriminar alguém, pois envolve o grupo inteiro.
A professora, ao escolher a apresentação de uma peça, aborda temas que as crianças gostam e assuntos da realidade, para que eles cresçam adultos conscientes e participativos. 

Desfile da primavera

Os alunos do Maternal 3 emocionam aos pais quando  apresentam no mês de setembro um desfile com roupas que podem ser usadas na estação da primavera.

É importante que na Educação Infantil o professor possa organizar situações e atividades em que as crianças possam conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do próprio corpo.

A linguagem corporal é um elo integrador entre os aspectos motores, cognitivos, afetivo e social. Por isso partimos do pré-suposto que o nosso corpo é um conjunto fantástico de estruturas e funções complexas e sutis. Se prestarmos atenção verá que todo pensamento é expresso através do nosso corpo de alguma forma, gestos, caras, bocas, sorriso, choro…

Festa Junina

Esta festa já se tornou uma tradição da nossa escola. Este evento visa a integração família escola, ajudando ainda as crianças a conhecerem  um pouco mais sobre a cultura do Brasil e identificar seus costumes e tradições

É realizado no mês de junho, na sede campestre, situada à rua Dimas Bergo Xisto, nº 396, no bairro São Pedro.

 

 

Festa de encerramento

            Mais do que simples comemorações, as festas de final de ano marcam o encerramento de ciclos educacionaisSão “rituais importantes para o desenvolvimento das crianças.

            Para Quézia Bombonatto, presidente da ABPp (Associação Brasileira de Psicopedagogia). as comemorações têm três funções:
– a primeira é para o próprio aluno, por caracterizar o sucesso obtido ao vencer uma etapa na formação;
– a segunda é válida para a família, que tem reconhecido o esforço no apoio ao estudante;
– e, finalmente, ajuda na necessária elaboração mental das mudanças que virão como o próximo ciclo.

            Por isso, sempre após um ano de trabalho e dedicação, pensamos  num momento de diversão e convívio.

            Para os alunos do Maternal2, a apresentação de encerramento é realizada no palco da própria escola.

Para os alunos do Maternal 3, Pré-escola e Fundamental a festa é realizada no Teatro Solar, sempre regada a muitas emoções e alegrias.