Home   Ensino Fundamental

Ensino Fundamental

Ensino Fundamental

Aprendizado

No CID – Centro de Integração e Desenvolvimento o conteúdo é cuidadosamente selecionado a fim de possibilitar o desenvolvimento do aluno nas habilidades e competências básicas para o fortalecimento do saber e do conhecimento. Ao mesmo tempo, a escola procura manter o caráter ativo da aprendizagem, utilizando os recursos didáticos, dentro de um contexto significativo para o aluno.

Orientamos nossos alunos no início de sua vida social, fortalecendo relações de amizade e fraternidade, ao mesmo tempo em que ensinamos e valorizamos a ética e a integridade, tão importantes na formação do caráter de nossos futuros cidadãos.

Uma atenção especial é dada ao desenvolvimento das potencialidades pessoais da cada criança, incentivando-as a descobrir e experimentar, (ações primordiais do processo de descoberta do mundo), sem podar suas capacidades e iniciativas – apenas direcionando-as e incutindo o hábito do “fazer e pensar sobre”.

No CID as crianças são tratadas como tal: o futuro do mundo e o depósito de todas nossas esperanças.

Proposta de Ensino

O Centro de Integração e Desenvolvimento segue o Plano de Ações Curriculares, um conjunto de normas e métodos que visam nortear todo nosso trabalho, garantindo um elevado padrão de qualidade e excelência no ensino.

Porém, é na prática pedagógica que se dá a construção de um trabalho que sempre se aprimora e evolui, garantindo assim a atualidade, a multidisciplinaridade e o pensamento crítico necessário à formação das novas gerações

Projetos desenvolvidos durante o ano

 Ciranda dos livros

O objetivo deste projeto é oportunizar as crianças a vivência de situações de leitura através da abordagem de diferentes manifestações literárias proporcionando-lhes prazer na medida em que atende as necessidades de ludismo e de informação da criança.

Trata-se de um projeto de prática de leitura onde os alunos, uma vez por semana, levam para casa livros de histórias infantis e uma folha de registro, onde terão que registrar e recontar a estória lida; usando escrita, colagem, desenhos e tudo que a imaginação mandar.

“Descobrindo grandes artistas”

Considerando que a criança, desde cedo, interage com o conhecimento social, devemos levar em conta seu interesse e necessidade frente aos objetos da cultura, e destacar o valor da arte no processo ensino-aprendizagem.

Os educadores, representante da cultura, cabem a responsabilidade de ensinar e garantir a transmissão do patrimônio cultural humano às gerações sucessivas.

No trabalho com artes junto a crianças da faixa etária de 6  a10, aintervenção deve ser fruto da prática reflexiva , e pressupõe criação, observação e transformação de situações de aprendizagem significativas, em que a criança possa expressar tudo o que pensa e sabe sobre o contexto em questão.

Dessa forma, as crianças podem alimentar e construir um percurso criador, informando e contextualizando em relação à produção artística histórica, desenvolvendo-se como pessoas ativas e criadoras.

O objetivo deste projeto é despertar nas crianças o interesse por sua produção, pela produção dos colegas e por outras produções artísticas (regionais, nacionais e internacionais) com as quais entre em contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura. Assim, as crianças  produzem trabalhos de arte, utilizando as linguagens do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.

Socializando e Respeitando as diferenças

Todo ser humano tem suas crenças e com base nelas seus pensamentos e sentimentos, que culminam nas atitudes.

Acredita-se numa sociedade mais humana e justa, sem preconceitos, em que os cidadãos atuem compromissados com o bem comum.

A escola se tornaria vazia e ineficiente se se omitisse de resgatar certos valores “adormecidos” na consciência humana. Por esse motivo, torna-se essencial refletir o mundo atual, fortalecer e renovar as “crenças”, inserindo no processo educacional valores que possibilitem a formação integral de nossos alunos.

O objetivo deste projeto é propiciar  aos alunos o desenvolvimento de virtudes indispensáveis à formação humana de modo a oportunizar as reflexões e atitudes que visam ao bem-estar dos cidadãos e o fortalecimento da autonomia dos homens.

Este projeto é desenvolvido na sede campestre, através de dinâmicas,  brincadeiras e estudo de textos.

Projeto água

Reconhecendo a importância da água para a vida de todos os seres do planeta, e a iminente diminuição da mesma a cada dia, devido a problemas como: assoreamento dos rios, poluição, desperdício, foi escolhido esse tema visando sensibilizar e conscientizar o aluno, atentando para o uso racional da água e da preservação do meio-ambiente, como forma de garantir uma fonte futura.

Este projeto é desenvolvido com as crianças do 1º ano. Através das atividades os alunos reconhecem  “A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA A NOSSA VIDA” e  neste percurso,  ainda descobrem que: NA ÁGUA EXISTE MUITA VIDA !

 Projeto Natureza

Este projeto é desenvolvido durante todo o ano  e tem como  objetivos levar os alunos a compreenderem que os problemas ambientais interferem na qualidade de vida das pessoas; possibilitar aos alunos oportunidades para que modifiquem atitudes e práticas pessoais através da utilização do conhecimento sobre o meio ambiente, adotando posturas na escola, em casa e em sua comunidade que os levem a interações construtivas na sociedade;
conscientizar o aluno para a necessidade de pensar no problema do lixo, nas formas de coleta e destino do mesmo, na reciclagem, nos comportamentos responsáveis de “produção” e “destino” do lixo, na escola, em casa e espaços em comum.

 Projeto: aprender brincando

Este projeto é uma  forma de avaliar  e recordar os conteúdos já estudados de maneira lúdica e descontraída.

Algumas atividades, há alguns anos, fazem parte deste nosso projeto: O SOLETRANDO, a MARATONA CULTURAL e a OLIMPÍADA.

Através destas atividades, além das crianças recordarem o que já estudaram, aprendem a respeitar as dificuldades dos colegas, vivenciam atitudes de solidariedade e a importância do trabalho de equipe, de saber ganhar e perder.

É um projeto que envolve não só os alunos do Ensino Fundamental, 1º e 2º períodos da Educação Infantil, como também seus familiares.